QUEM SOU

UM POUCO SOBRE MIM…

Moro em Araçatuba, no interior de São Paulo, e trabalho como ilustrador e designer gráfico desde 2004. Sou formado em Publicidade e Propaganda na ESAMC – Campinas. Apaixonado desde criança por histórias em quadrinhos e cartoons, de onde vêm grande parte de minha inspiração. Os traços de Walt Disney, Maurício de Souza e de grandes nomes dos quadrinhos de super-heróis são influências diretas em minhas ilustrações. Construção de histórias, personagens e mascotes é o que mais gosto de fazer, além de caricaturas. No design gráfico, o que mais me motiva é o desenvolvimento de conceito e identidade de marca. Adoro também produzir logotipos. Fora da área visual, me arrisco com as palavras através do blog. Antes deste site, tive experiência em outro blog, o Atomic Design, onde, além de meus trabalhos, postava matérias sobre assuntos relacionados a design e comunicação.

BAIXAR CURRICULUM

PROCESSO CRIATIVO

Quando inicio um projeto, sigo algumas etapas criativas afim de alcançar um resultado bacana, que agrade o cliente. Claro, importante não perder o foco no público ao qual ele é dirigido.

BATE-PAPO COM O CLIENTE

Para começar, nada melhor que uma boa conversa com o cliente. Ela pode acontecer pessoalmente ou através de e-mails, messenger ou até mesmo pelo Skype. Compreender o que ele quer transmitir, para quem e como a comunicação será dirigida são a base para o inicio da criação.

FASE GERMINATIVA

Neste momento as ideias são geradas e manipuladas. É hora de deixar o pensamento fluir. “E se usássemos pinturas em parede?”, “e se criássemos um jogo de perguntas e respostas?”, “e se usássemos animais em situações cotidianas do ser humano?”. Estes são os tipos de pergunta que acontecem nesta etapa, sempre buscando não uma, mas várias respostas certas.

FASE
PRÁTICA

Com várias ideias em mente, é tempo de avaliar a viabilidade de cada uma, para, enfim, executá-las. Com o uso de instrumentos, geralmente um iMac turmbinado de memória e minha incrível mesa digitalizadora Wacom para os desenhos, o projeto toma forma e se concretiza.

PROPAGAÇÃO DA MENSAGEM

Depois do projeto pronto e aprovado, é hora de pensar quais alternativas, além das pré-estabelecidas, temos em mãos para difundir a comunicação. De que outras maneiras poderemos publicar a mensagem para que o projeto seja um sucesso. As redes sociais, por exemplo, são uma ótima solução que deve ser considerada.

 

EXPERIÊNCIAS

Trabalhei durante aproximadamente oito anos na agência Pontual Propaganda (Araçatuba) como criador e designer gráfico.
Antes disso, tive algumas experiências mais breves, na JA&C Propaganda (Araçatuba) e na FullHand Propaganda (Campinas).

COMPETÊNCIAS

  • Habilidade e técnica em desenho, pintura digital, ilustração vetorial e caricaturas
  • Domínio de softwares gráficos: Adobe Illustrator e Photoshop
  • Estudos na área de marketing digital e redes sociais
  • Conhecimento em software para diagramação: Adobe Indesign
  • Conhecimento de webdesign: Adobe Flash

 

RECOMENDO…

 

Um bom filme? Gosto bastante dos filmes do Pedro Almodóvar, como o Fale com Ela e A Pele que Habito são ótimos exemplos. São filmes que nos fazem pensar e questionar. Mas também não abro mão dos filmes pipoca! Meus preferidos são os “super-heróicos”, com destaque aos filmes dos X-Men e Vingadores. Em animação, acho incrível Monstros S/A, o primeiro Shreck e a trilogia Toy Story. O recente Detona Ralph merece aqui algum destaque.

 

Um bom livro? Um Toc na Cuca, de Roger Von Oech, é excelente para abrir mente e aprender a exercitar a criatividade. Sensacional!

 

Uma ótima história? Para quem conhece ou não o filme, A História Sem Fim, de Michael Ende, é um livro fantástico! Ele não só mostra em detalhes o conteúdo mostrado no primeiro filme, como prossegue com história de uma forma impressionante.
No mundo dos quadrinhos, não poderia deixar de mencionar as doze edições de Watchmen, escritas por Alan Moore, e a história Deus Ama, Homem Mata, dos X-Men, escrita por Chris Claremmont.

 

Uma música? Adoro as músicas da Alanis Morissette pela forma como ela se entrega nas letras. No cenário nacional, Nando Reis é um excelente compositor e a banda Pato Fú tem um som único e inovador.

HOBBY

 

toys

Além da minha amada coleção de histórias em quadrinhos, tenho adoração pelos meus toy art’s. Gostaria de ter mais deles! Sempre que me deparo com um, fico louco para comprá-lo. Eles são demais!

PORTFÓLIO

PALETAS ACAPULCO

CAMPANHAIDENTIDADE VISUALMASCOTE

Logotipo, identidade visual, criação de mascote e campanhas publicitárias.

COLEÇÃO DE LOGOS

IDENTIDADE VISUAL

Logotipos desenvolvidos para várias empresas.

CENATA

CAMPANHAIDENTIDADE VISUAL

Criação de campanha para evento de teatro.

PERSONAGENS E MASCOTES

IDENTIDADE VISUALMASCOTE

Personagens e mascotes desenvolvidos para várias empresas.

Outros Projetos